sábado, 16 de fevereiro de 2013

Carta aos Servos da RCC 14-02-2013| Renovação Carismática Católica-Osasco/SP




                                                                       Alumínio, 14 de fevereiro de 2013

Queridos irmãos em Cristo, diante dos desafios apresentados pela nova evangelização, nos vemos compromissados e inseridos na missão da Igreja, de dar testemunho de força e perseverança em um mundo marcado pela falta de fé e noticias do crescimento do ateísmo, relativismo e secularismo, já denunciado pelo nosso Papa, que vendo-se  limitado por suas forças, toma uma decisão de caráter irrevogável, de deixar o trono de Pedro para que um novo Pontífice assuma, renovando assim o vigor da Igreja.

Durante minhas orações, uma questão me inquietava, que temos que ter uma resposta perante o cenário que  nos é apresentado, então esta inquietação me levou a refletir o Salmo 41, onde nos diz que nossa Alma tem sede de Deus, enquanto nos questionam “Teu Deus, onde esta”?,  me  sentia comovido em Espírito  e vinha em minha mente  este trecho do Salmo que dizia à minha Alma Por que te deprimes, ó minha alma, e te inquietas dentro de mim? Espera em Deus, porque ainda hei de louvá-lo”, mas mesmo assim eu continuava inquieto, e  como iniciamos hoje o período Quaresmal, Deus me dava uma estrada neste deserto de inquietação, que, partilhando com alguns irmãos da Diocese, notei que  compartilhavam do mesmo sentimento.

Diante  deste  mover do Espírito, contatei o Padre Helio (Assessor espiritual da RCC Osasco), pedindo um conselho e a benção para avançarmos dando assim uma resposta adequada ao momento presente, temos que fazer o que sabemos; Orar, jejuar e silenciar, pois vamos ouvir muitas conversas distorcidas, muitas profecias antigas sairão das gavetas dos sentidos de muitos irmãos, que poderão se tornar pedra de tropeço à muitos que não conhecem com profundidade a Igreja, mesmo estando inseridos nela, então, devemos saber primeiro que quem fizer perecer um rebanho ou uma ovelha do rebanho será responsável pelo sangue de cada uma delas. Trabalhamos arduamente no ano anterior para Apascentar as ovelhas, não podemos permitir que o lobo venha roubá-las de nós, com conversas tolas e vazias sem argumento e fundamento, é tempo de saber andar sim pelo deserto, mas jamais esquecer   da rocha que nos dará água na medida e no tempo certo; se foi preciso que entrássemos neste ano celebrando esta “vitória que vence o mundo, a nossa fé” (IJoão 5,4), então será assim “Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus.” (Hb12,1).

Convoco toda a Renovação Carismática na Diocese de Osasco à se colocar em oração nestes dias que antecedem a concretização da renúncia do nosso Papa Bento XVI, e o Conclave que elegerá o sucessor do trono de Pedro, peço que se faça uma vigília de no mínimo  três horas, com a oração do Rosário, Veni Criator, e após poderão seguir outras orações que sentirem no coração, apresentei ao Padre Helio, o desejo de comunicar os Sacerdotes, pedindo autorização para convocar todas as Pastorais, movimentos, associações, ministérios e demais trabalhadores  da messe para estarem nesta vigília. Precisamos apresentar a carta do Papa, dos Bispos da CNBB, o Cânon 332 §2, e orientar a todos que tenham muita prudência nas respostas que forem dar aos que perguntarem (virtude da prudência), sejam fortes na fé, professando o credo da Igreja , temos que aceitar até a renúncia e o sacrifício de nossa vida para defender uma causa justa. (virtude da fortaleza), sejam justos, não difundindo o erro e julgando sem critérios (virtude da justiça), e que tenhamos os apetites e os desejos controlados (virtude da temperança), para não ceder aos anseios do demônio, do mundo e da carne, combata como um bom soldado de Cristo este três inimigos. “Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade”. (ICor 13,13)

Palavra de nosso retiro de escuta.(Fl 3,14,16),

 “14.persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo.

16.Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente.

 

Katia  (Presidente do Conselho Nacional) dirigiu no ENF 2013 esta palavra aos Coordenadores, (Isaias 58)

4.Passais vosso jejum em disputas e altercações, ferindo com o punho o pobre. Não é jejuando assim que fareis chegar lá em cima vossa voz.
5. O jejum que me agrada porventura consiste em o homem mortificar-se por um dia? Curvar a cabeça como um junco, deitar sobre o saco e a cinza? Podeis chamar isso um jejum, um dia agradável ao Senhor?
6. Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus: É romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, mandar embora livres os oprimidos, e quebrar toda espécie de jugo.
7. É repartir seu alimento com o esfaimado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu semelhante.
8. Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda.
9. Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui!
Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações;
10.
se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno.
11. O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis.
12. Reerguerás as ruínas antigas,
reedificarás sobre os alicerces seculares; chamar-te-ão o reparador de brechas, o restaurador das moradias em ruínas.
13.
Se te abstiveres de calcar aos pés o sábado, de cuidar de teus negócios no dia que me é consagrado, se achares o sábado um dia maravilhoso, se achares respeitável o dia consagrado ao Senhor, se tu o venerares não seguindo os teus caminhos, não te entregando às tuas ocupações e às conversações,
14. então encontrarás tua felicidade no Senhor: eu te farei galgar as alturas da terra, e gozar a herança de Jacó, teu pai; porque a boca do Senhor falou.


Carlos Alberto Natal

Presidente RCC Osasco

 

 

 

 Que precisamos fazer:

1° - Podemos fazer uma vigília nível regional.

2° - podemos fazer uma vigília nível paroquial.

a)    Tanto para a  vigília paroquial quanto para a regional, peço que comuniquem à Igreja na pessoa do seu Pároco, e peçam autorização para convocar todos os paroquianos e principalmente as lideranças de Pastorais, Movimentos, Associações, Comunidades, Ministérios, Conselho administrativo e demais órgãos de missão; caso não consigam permissão, peça que autorize pelo menos a RCC de realizar esta vigília.

b)   Caso as Paróquias já estejam organizando este momento e forem convocados, participem com eles conforme sua programação.

c)    Temos que organizar esta vigília, se possível dia 22/02/2013, dia em que a Igreja celebra a Cátedra de Pedro.

d)   Falar sobre a Cátedra de Pedro e frisar à todos que escutem somente a voz da Igreja.

Conto com a oração e colaboração de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário